sábado, 26 de dezembro de 2009

DBase, Foxbase, CLIPPER

Após um curso de programação em linguagem BASIC {1990} me surgiu a oportunidade de fazer DBASE III Plus {1993} programado! Assim comecei a ter as primeiras noções de banco de dados - era o que havia na época. Uma "coisa" meio sem graça desafio. Era possível criar campos - dos tipos: character, numeric, date, logical ou memo - em uma estrutura que ao ser salva gerava uma arquivo .DBF. O nome deste arquivo era o nome da tabela. Nessas alturas o BASIC era bem mais interessante que marcar registros para deleção e Zap e Pack.



Foi quando ganhei um incrível PC/XT Itautec IS30 plus com monitor EGA capaz de representar 16 tons de cinza!! Um avanço significativo para quem estava acostumado com o preto e verde do Apple IIe ou com o preto e branco do TK-85. Sem falar no incrível Sistema Operacional SISNE Plus 3.30, que nada mais era que um MS-DOS com nome diferente. Ao mesmo tempo fui agraciado com o Foxbase e um livro sobre ele. Tudo voltou a ser divertido. O Foxbase era uma DBase que permitia programação. Depois de ter lido o tal livro uma dezena de vezes, comecei a colocar o XT para funcionar. Infelizmente perderam perdi meus fontes bem como meus códigos em BASIC...



Algum tempo depois e dois cursos de Clipper {1994} na bagagem, comecei a transformar a diversão em dinheiro. Não foi muita coisa mas pude completar minha coleção de CDs do Nirvana e do Alice in Chains. ,\,,/


Gerenciador de Programas

Nesta época - 386, 486, MS-DOS, nada de Windows - o Banco do Brasil contava com dezenas de softwares diferentes, cada um deles instalado em um local diferente e sem padronização para o nome dos executáveis. Este pequeno programinha foi uma mão na roda para os funcionários.





Gerenciador de Bens

Criado inicialmente para uso pessoal, e não totalmente finalizado, permitia o gerenciamento do conteúdo de disquetes. Foi feito na época em que tive acesso a meu primeiro HD - 40 MB se não me engano. Assim, todos os softwares estavam armazenados em disquete. Era fácil se perder...





Controle de Recebimento de Crédito

Era necessário fazer acompanhamento de clientes devedores e não havia nenhum software disponível para esta funcionalidade. Devido a simplicidade de fazê-lo e aproveitando que eu já estava com a "mão na massa", foi criado esse cadastrinho simples com seu relatório "mão na roda"...







Sobre as cores, veja bem! Fui traumatizado com monitores monocromáticos e com os de tons de cinza por muitos anos! Quando finalmente tive acesso a um monitor colorido, o que é que você esperava que eu fizesse?!? ;)

7 comentários:

  1. Pois é, as cores... Vc é programador, não webdesigner, certo? Eu achei bonito exceto pelo v*rde! HAHAHAHAH!!

    Sobre o DBase III, meu único contato com ele foi para migrá-lo para alguma outra base, suor, lágrimas e sofrimento...
    Mas paguei meus pecados num sistema de PDV que estava usando Paradox, e nesse sistema aconteceu algo bem engraçado que um companheiro de profissão relatou:
    O pessoal do supermercado não era dos mais inteligentes e o Paradox não é dos mais estáveis, ENTÃO um dia esse meu amigo recebe uma ligação solicitando suporte:
    - Bom dia, ***, o sistema está mostrando uma mensagem de erro...
    - Bom dia, qual a mensagem?
    - Deixa eu traduzir para você: A mesa está cheia!
    - ???
    - Sabe o que pode ser?
    - Vou dar uma passada aí e ver o que é.

    Ao chegar lá verificou a mensagem: "The table is full".
    Bando de dados alucinado é f*da, mas tem cliente que força a amizade!

    Cara, abraço e bom fim de ano!

    ResponderExcluir
  2. Pois é... eu sei que ficou meio baiano mas veja, anos depois descobri que sou "meio" daltônico... acho que explica...

    Quando a história eu também tenho uma. Aconteceu nesta mesma agência do BB. Havia dois funcionários responsáveis por venda de seguros e cada um com um sistema Clipper em seu computador. Não me lembro por qual motivo um deles não cuidaria mais de venda e o outro assumiria tudo. O problema é que as carteiras de clientes precisavam estar em um único computador e o CESEC (setor responsável por informática do banco) tinha dito que teria que digitar tudo novamente. Desesperado, o funcionário me perguntou se tinha jeito. Fui lá, dei APPEND nas tabelas e pronto. Sem acreditar, o funcionário falou: "Mas o CESEC disse que não dava!". Eu respondi: "Disse pra você, mas esqueceram de me avisar!" \o/ ... resumo da história, me rendeu uns 3 CDs pra coleção!

    ResponderExcluir
  3. "E sem saber que era impossível, ele foi lá e fez" (Jean Cocteau - http://pt.wikipedia.org/wiki/Jean_Cocteau)

    Se bem que essa não era tão impossível! HAHAHA!!

    ResponderExcluir
  4. He...eu atualmente programo em Delphi, VB.NET, C#, PHP, Tudo que derivar do Pascal, Java, Power Builder, etc...e trabalho com todos os grandes BD como Sybase, SQL Server, PostGre, Firebird, MySQL, etc mas inda ganho uma boa grana usando Clipper e BD DBase III !!!!

    ResponderExcluir
  5. ô!!! assim voce ofende!! Esse "meio baiano" quer dizer que baiano é o que mesmo?

    Mauricio (Baiano)

    ResponderExcluir
  6. olá!...adorei os sistemas e da sua trajetória com sistemas bancários...muito bom...
    sempre gostei de programação, trabalhei em call center (juro que não foi por minha culpa rsrsrs) e lá usava um sistema do unibanco CICS(tela de mainframe), depois disso comecei a me interessar por clipper e linguagem C...(gosto mais do clipper...)
    hoje tenho idéias de começar a fazer um sistema em clipper para uso pessoal, trabalho com eletrônica, então estou tentando fazer um controle de peças, prazos, entregas em clipper...tá indo...um dia eu termino...
    mas ok !

    Muito legal...

    Valeu !

    HERIC

    ResponderExcluir
  7. onde estao os codigos fonte e executaveis que estao postados aqui? o link não funcionou... se tiver eu tenho interesse: webmaster(at)crdts(ponto)fr

    ResponderExcluir

Você se diverte lendo meus posts e eu lendo seus comentários! ;)