quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Revista INPUT

Eu era uma criança normal do interior do Paraná. Andava de bicicleta (BMX Pantera Negra), caçava passarinho com estilingue, subia em árvores, pulava muros para comer frutas e até jogava futebol! Tudo isso até ser apresentado a um Apple II {1991}.



Dai em diante minha vida ficou em preto e verde:





Nada mais me interessava a não ser aquele tecladinho, os sons emitidos pelos Unitrons, o ruído dos disquetes sendo acessados e, é claro, do monitor de fósforo verde. Microinformática virou minha religião. Eu consumia tudo o que podia encontrar sobre o assunto. Amava minhas aulas de BASIC bem como as revistas Micro Sistemas - que traziam códigos "avançados" que eu lia e relia. Mas minha religião não estava completa até ter acesso à bíblia: Revista INPUT.



Esta fantástica compilação de conhecimentos traz, além de muita teoria, códigos fonte em BASIC e em Linguagem de Máquina para diversos computadores da época: Apple, MSX, TRS-80, TK-85, ZX Spectrum, entre outros; Apresenta informações sobre manipulação de periféricos e códigos completos de jogos, bem como técnicas para criá-los. A revista era veiculada em fascículos que posteriormente podiam ser encadernados, transformando estas deliciosas revistinhas em uma enciclopédia de 5 volumes:



Esta coleção dos sonhos embasou toda uma geração de programadores. Confesso que até recentemente não possuia uma versão encadernada. Não por falta de vontade, mas por não haver opção. A última compilação completa que tinha notícia era a de um amigo que a conseguiu no Mercado Livre por um valor enorme. Eu consegui a minha comprando volumes encadernados de vendedores diversos na Estante Virtual {2009}. Mas como uma alento, para todos aqueles que ainda não têm sua coleção, fomos agraciados por uma alma bondosa e dedicada que escaneou cada fascículo e disponibilizou em pdf neste site:


O Data Cassete é um site fantástico que pode ser considerado uma biblioteca antiga, um museu. Nele também encontrei algumas coleções de livros a que tive acesso naquela época, manuais de computadores antigos, assim como algumas das excelentes revistas Micro Sistemas.

8 comentários:

  1. cara, eu tive um trs 80 e alguns exemplares dessa revista. lembro que cheguei a programar um simulador de voo, mas ficou incompleto por falta de sequencia da revista. Valdir, tenho interesse em adquirir os volumes completos, vc tem alguma dica? vi na internet que os pcs antigos, tipo o coco tem emuladores funcionais para os pcs de hoje. estou começando a querer programar, vc acha que essas linguagens de maquina e basic daquela época tem alguma utilidade nas linguagens de hoje? abraços!

    ResponderExcluir
  2. Fala Christofer! Apesar da minha nostalgia pelos equipamentos, softwares e conteúdos daquela época, não faz mais sentido investir seu tempo estudando estas linguagens antigas - a menos que seja por hobby. Mais válido seria investir em Java, por exemplo, que além de te possibilitar uma oportunidade no mercado de trabalho também carrega consigo uma filosofia mais afinada com a atualidade. Apesar disto, existe muita informação boa e relevante na coleção INPUT. Você pode encontrar os 5 volumes na "Estante Virtual" (www.estantevirtual.com.br). Boa sorte e sucesso na sua escolha.

    ResponderExcluir
  3. A escola onde cursei o Ensino Fundamental tinha essas revistas! eu olhava o conteudo delas mesmo sem saber que servia. Fui estudar o ensino medio em outra escola e nesse periodo aprendi por si proprio a programar em html, javaScript, pascal, PHP e ASP.
    To cursando Faculdade agora de Mecatronica onde vejo C e Assembler na programação de microcontroladores.
    Tentei ver se ainda existia essa coleção da escola onde estudava, infelizmente nao existe mais.

    ResponderExcluir
  4. opa, blz? Gostaria de saber se alguem tem ou conhece quem tenha os programas da colecao de Revistas INPUT digitados e gravados em imagem de disco ou em arquivos separados para serem executados em emuladores ou mesmo nos computadores originais? Por favor um link, ou um email ou qualquer coisa ja me ajudaria e muito Muito obrigado pela atencao.

    ResponderExcluir
  5. Amigos, também fui um dos que teve o prazer de ter um computador pessoal na década de 80, um Aplle IIe (D-8100). Sinto uma nostalgia enorme, muita saudade mesmo, e um pouco de frustração de não ter aproveitado o privilégio que tinha em conhecer o mundo dos computadores ainda tão jovem. Imagine que em 85, com 13 anos eu já programava basic, dbase (no CP/M, PR#3) e um pouco de assembler - hoje sou um analista frustrado! Alguém lembra qual era a revista que na contra capa sempre tinha o código de um jogo em meia página (se é que era possível) ? Eu ia no sebo e tentava copiar o código, pois não tinha dinheiro pra comprar as revistas !!! Abraço a todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O nome da revista que tinha esses jogos em 1-2 linhas era MicroHobby. Vinha uma de 'brinde' na compra do TK-2000 da Microdigital... hehehehe

      Mas o joguinho daquela revista, só funcionava em Spectrum. Nunca entendi porque colocar uma revista com basic Sinclair em uma máquina Apple II.

      Excluir
  6. eu tinha um expert da gradiente nesse mesmo periodo , era maravilhoso escrever linha por linha em forma de comando nessas maquinas , curti muito ! kkk

    ResponderExcluir
  7. Tenho o volume 2, estou vendendo por R$ 250,00
    santoro.engenharia@gmail.com

    ResponderExcluir

Você se diverte lendo meus posts e eu lendo seus comentários! ;)