terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Jordan Mechner



A marca estava presente na maioria dos utilitários e jogos a que tinhamos acesso na época do Apple II. Títulos como Print Shop, Karateka, Prince of Persia, Lode Runner, Drol, Choplifter, Captain Goodnight, ... Mesmo mais tarde, nos softwares para PC, excelentes produtos continuavam a ser lançados: Print Master, Stunts, MystCarmen Sandiego, SimCity, Space Racer, ...








Sempre tive admiração pelo trabalho desse pessoal. Não é para menos. Passei boa parte da minha infância em frente à telinha charmosa de fósforo verde do Apple II, utilizando softwares feitos pela Brøderbund Software. Nos meus TOP 3 jogos daquela época estavam Lode Runner, Karateka e Prince of Persia.





Até muito recentemente - antes da Revista OLD!Gamer #1 - eu não atentava para o nome que aparecia na abertura de dois dos meus jogos preferidos: Jordan Mechner. Foi então que descobri que estes dois jogos fantásticos: Karateka e Prince of Persia, são de autoria deste grande artista:



Um amigo me passou um arquivo que vale a pena conferir. É a especificação técnica do Prince of Persia. Para quem gosta de programação, é um achado! Além disso, existe o blog do mestre Mechner que conta mais detalhes sobre estes e outros jogos que ele criou - pena não ter tido a opotunidade de jogá-los pois li que são igualmente bons. Outro link interessante é o de um site com emulador de Apple II, feito em java, que permite jogar Karateka no browser!

Se você acha um pouco demais chamar o cara de mestre, assista o trailer do filme Prince of Persia: The Sands of Time. Além de ter rascunhado o script ele acompanha cada detalhe da produção do filme. TEM QUE assitir.


3 comentários:

  1. Prince of Persia, jogo alucinante... Joguei o Prodigy (pro XBox) no lançamento.
    Quanto ao filme: MAL POSSO ESPERAR!

    Parabéns pelo post!

    ResponderExcluir
  2. Eu não sabia que Jordan Mechner tinha um blog e nem do site do Apple II online. Excelente post!

    ResponderExcluir
  3. Cara, pqp queeee massa... eh quase um pergaminho esse achado com anotações a caneta ainda do prince of persia.. tem um projeto que tenta recriar esse jogo... http://www.princed.org/
    post matador!

    ResponderExcluir

Você se diverte lendo meus posts e eu lendo seus comentários! ;)