domingo, 20 de dezembro de 2009

Assembly Demo

Em uma época em que havia pouca variação no hardware dos computadores, o que tornava um software "melhor" que outro era a habilidade do programador - ou com uma técnica melhor ou com um melhor aproveitamento dos recursos disponíveis. Nessa época surgiram competições em que estes programadores podiam expor suas habilidades: artistica, musical e principalmente de codificação. Estes programadores normalmente se organizavam em grupos para realizar suas produções.



Os eventos cresceram tanto que foram criadas categorias para as disputas. As mais comuns eram as DEMO (que não possuiam limite de tamanho) e as INTRO (que possuiam a limitação) e estavam divididas em 4 KB e 64 KB. Um dos maiores festivais desse tipo é o Assembly.


Assembly'94

Muitos destes grupos também criavam CRACK para aplicativos e jogos e normalmente embutiam uma INTRO como forma de divulgação do grupo.



Future Crew foi um dos grupos de maior importância. Eles participaram da organização da primeira Assembly Party - a de 1992. Foram eles que produziram o editor de MOD (Scream Tracker). Softwares como 3DMark e o jogo Max Payne foram feitos por membros da Future Crew que fundaram as empresas que os fabrica! Mas talvez sua maior contribuição tenha sido com a DEMO que pode ser considerada a melhor já produzida até hoje: Second Reality.



Campeão da categoria PC demo do Assembly'93


Você percebeu a duração da demo? Reparou na a trilha sonora!? Vozes?!?! Eu mencionei o tamanho? Por ser uma demo ela não tinha limitação e assim ocupava monstruosos 1.44 MB. Isso mesmo! Um Floppy Disk de 3 1/2". Eu cheguei a comentar que isso rodava em um 386 DX/25 ??

Em meados de 1995, um 486 DX2/66 era considerado uma super máquina para estas produções. Todo o trabalho era feito via linha de código, ou como dizíamos: NA UNHA!! Veja o que era possível fazer com míseros 64 KB:



Campeão da categoria PC intro 64K do Assembly'95

Todas as demos, intro, músicas e gráficos produzidos por estes grupos estão bem divididos e categorizados neste ftp. Para algumas delas você vai precisar de um emulador de MS-DOS. Para quem usa Windows, recomendo o DOSBox com o frontend DBGL (DOSBox Game Launcher).



Segundo colocado na categoria PC demo do Assembly'95

Um comentário:

  1. Isso é da época que o ser humano tinha que enfrentar o PC para usá-lo. Hoje é tudo muito fácil. Um bom designer faz isso em um dia no Adobe Macromedia Flash 10. Não me lembro de ter tantos homosexuais na época.. Sei lá.. Faz sentido? hauhauhau

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