segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Sobre blogar

Uma das atividades que estavam em minha pilha de "coisas a fazer" era criar um blog. Criar por criar. Apenas explorar a tecnologia. Como o Blogger era uma das ferramentas do Google que eu ainda não tinha utilizado, foi por onde comecei.



Eu tinha, e ainda tenho, um monte de coisas sobre as quais poderia escrever: reviews de filmes, opinião sobre cervejas, recomendação de álbuns de rock e metal, indicação sobre a utilização de softwares, como executar determinada atividade no computador, novas tecnologias. Basicamente disponibilizar para uma quantidade maior de pessoas o que eu já compartilhava com alguns amigos via e-mail. A primeira coisa a fazer foi definir um nome para o blog. Isso consumiu um tempo considerável. Era para ser um blog de assuntos genéricos então tinha que ter um título genérico. O nome Bareta's Newsletter, que era enviado por e-mail, não servia mais. Com uma pequena ajuda dos "azulejos mágicos" a idéia apareceu:

"Soah, Aham, Tipo assim..."

  • Soah: indicaria que o leitor concordou com o post, que agregou conhecimento;
  • Aham: para quando não acrescentasse nada, apenas informava mas não trazia nada de novo;
  • Tipo Assim: se o leitor não concordasse com o que foi dito. Expressão muito utilizada pelos Curitibanos;

Era para servir como título e como classificação para cada um dos posts, mas não encontrei no Blogger como adicionar uma enquete independente por post. Quem sabe o Wordpress tivesse resolvido a questão. Mas o mais interessante desta experiência foi a seguinte conclusão:

  • Um post consome muitas e muitas horas para ser preparando
  • As pessoas leem cada post, em média, em 3 minutos; 
  • Menos de 1% dos leitores comentam sobre o que leram;

Até então eu não tinha parado para pensar nos donos dos inúmeros blogs por onde já passei. Eu mesmo nunca tinha feito um comentário se quer... Mas não é só de comments que vivem os blogueiros. Não há nada como acompanhar os sites de medição de tráfego: Google Analytics, Site Meter, ...





... é claro que estes número são diferentes para cada tipo de site, tipo de assunto, público alvo, quantidade de propaganda, etc. Mas é muito bacana acompanhar as cidades de cada país que acessaram seu blog, o tipo de browser utilizado pelo visitante, sistema operacional, tipo de conexão, provedor de acesso, resolução da tela, palavras chaves utilizadas nos sites de pesquisa, etc.







Toda essa experiência foi, e tem sido, muito instrutiva e gratificante. É uma atividade trabalhosa - planejar, escrever, ler, reescrever, corrigir, reler, ajustar, ler novamente - sem falar na preparação das imagens - pesquisar, pesquisar, recortar, redimensionar, editar, diminuir cores, aplicar efeitos, escolher formato final, escolher algoritmo de compactação, converter, dispor, ...

É, no mínimo, divertido! ;)

4 comentários:

  1. Hello Valdir!

    Sorry to write off topic, but I'm desparate and don't understand your language anyway! In december you had this problem with "recent comments";

    It's not working. I'm using Minima Dark Template. I can see the comments on the preview window, but on my blog sidebar I just get a white square.

    I can see you solved the problem, and i would be so grateful if could explain it to mee. (in english. hehe)

    Thanxs!

    ResponderExcluir
  2. Your instruction worked perfectly! Thanxs! I'm living in Norway, and finally found help in Brasil. Nice!

    ResponderExcluir
  3. E eu sem o mínimo de ciência escrevendo no meu!

    ResponderExcluir
  4. Salve Vemmerick,

    Recomendo que use o serviço do google para tradução automática blog. É muito bom.

    Grande abraço.

    ResponderExcluir

Você se diverte lendo meus posts e eu lendo seus comentários! ;)