quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

TFA Project Programas

Por possuir muitas atividades repetitivas o Tibia é um grande candidato a receber ferramentas de automatização. Para nós tudo começou em 2003. Naquela época, com não mais de 15 mundos, o primeiro desafio era passar da tela de login. Não existia fila de espera para logar e quem quisesse entrar no jogo tinha que ficar repetindo login e senha desesperadamente. Nos finais de semana essa tortura chegava a durar 40 minutos. Ficou óbvia a necessidade de criarmos um logador automático para diminuir nosso sofrimento de Free Account.


Outra atividade que dava nos nervos era pescar. Naquele tempo não existia minhoca e o processo de pesca consistia de clicar na varinha e depois na água. Aleatóriamente o personagem recebia um peixe ou não. Após passar um final de semana treinando ao lado de um lago, pescando sem parar por horas a fio, economizar 2 cliques de mouse a cada tentativa de pesca fazia toda a diferença. Para facilitar essa atividade o CEK criou o CEK Fishing.

CEK Fishing

Em sua versão inicial a ferramenta só servia para pescar. Com a evolução das versões ela foi aprimorada para fazer healing. Existiu também uma variação chamada de Runa Metralhator que servia para caça, facilitando o processo de utilização de runas de ataque.



Outra atividade que estava carente de automatização era o processo de salvar a tela do jogo. Após pressinar PrintScreen você era obrigado a sair da tela do jogo, colar seu screenshot em algum aplicativo gráfico, escolhe um nome para a imagem, local de destino e então voltar a jogar. Para um jogo em que 1 segundo pode fazer a diferença entre a vida e morte a ferramente era mais do que necessária.

Tibia Screenshoter

Não foram raros os casos de quem não usava esta ferramenta, capturava uma tela bacana e antes de salvar copiava e colava algum texto para um amigo. A screenshot já era.



Em determinado momento nós já contávamos com uma ferramenta para login automático, outra para fazer luz, uma para pescar sozinho, outra para utilizar runa de cura e runas de ataque, uma para gravar screenshots. Algumas estavam implementadas em Delphi e outras em C++. Para facilitar nossa vida, após a oficialização do TFA Project, criamos o Tibia Dominator.

Tibia Dominator

Um único software, criado em Delphi, que concentrava todas as funcionalidades acima e mais algumas. Nesse momento pouquíssimas pessoas tinham acesso a esta maravilha.


Composto de uma tela principal com as ações possíveis de serem executadas pelo char e diversas abas, uma para configuração de cada uma das funções da tela principal, o Tibia Dominator fez sucesso.


A nova função de Pescar permitia mapear os pontos de pesca de um lago e deixar o personagem pescando sozinho, em intervalos de tempo aleatórios, sem comprometer as demais operações. A função de Comer normalmente era utilizada junto com a de Pescar. Nas primeiras versões o software pescava tanto que os peixes caiam no chão. Em suas versões mais recentes o personagem só pescava se precisasse de comida... very smart!


As opções de Magia e Runas normalmente eram utilizadas por classes diferentes. Para os que não podiam ou não queriam fazer runas a função de Magia servia para queimar mana. Para os que podiam, a função de Runas permitia automatizar totalmente o processo de criação de runas... esse também era fora de sério!! Os personagens passavam dias e noites pescando, comendo e fazendo runas. Era uma fábrica de dinheiro!


A função Treinar era especial para paladinos. Como naquele tempo as spears não quebravam, bastava carregar 2 ou 3 spears e ficar treinando eternamente... so cool!!!


E para lidar com o chatos que sempre apareciam no horário do treino, o software possuía duas funções de pânico. O Dançar e o Spam. Ambas ao serem acionadas interrompiam as demais atividades. Com este controle, era possível escapar dos PKs mesmo estando com Multi-Client. Era lindo controlar 4 MCs, cada um dançando para um lado e repetindo frases diferentes... LOL


Por falar em Multi-Client, esta era uma ferramenta bastante comum e extremamente útil. Nós normalmente modificávamos nosso client de Tibia na unha, com um editor hexadecimal. Mas assim que criamos o site, demos um acabamento ao procedimento e voilà: TFA MC Creator.

TFA MC Creator

Com sua Splash Screen e icone bastante sugestivos não há muito o que se falar sobre a ferramenta. Além de seguir o padrão do site com o seletor de idiomas, seu uso era trivial demais.





O Tibia Dominator era uma ferramenta feita para programadores. Era completa demais e algumas pessoas podiam se atrapalhar com tantas funcionalidades. Ao disponibilizar para a comunidade o conceito deveria ser mudado e nosso Architect dividiu o software em dois:

TFA Adventures

Primeira parte a ser disponibilizada, o TFA Adventures continha funcionalidades voltada à caça. Luz, atalho para healing, atalho para screenshot, atalho para pegar itens - lembre-se que naquela época qualquer um podia pegar o loot de um bicho morto, atalho para pesca eventual e alarme. Este último normalmente era utilizado para avisar a presença de um determinado char na tela.


Sempre que era executado o TFA Adventures procurava no site por versões de atualização. Sempre que houvesse notícias novas no site o software também avisava acendendo o ícone da lâmpada.


Também era possível desabilitar a atualização automática, verificar quanto XP faltava para o próximo nível e mostrar a coordenada atual do personagem no mapa. Pouco tempo depois de sua criação o TFA Adventures que já contava com a funcionalidade de login recebeu o Beep Login. Nos finais de semana, para os free account, o processo de login podia demorar mais de meia hora. Com esta nova funcionalidade o jogador ficaria sabendo, através de um aviso sonoro, o momento em que seu char estivesse logado.



A segunda parte do Tibia Dominator deu origem ao TFA Trainning. Ferramental voltada para momentos de treino ela reunia apenas funções específicas para esta finalidade.

TFA Trainning

Assim como o TFA Adventures o TFA Trainning recebeu uma splash screen personalizada e uma música tema de abertura. Se você sempre teve curiosidade, algumas das músicas de abertura são tiradas do filme Senhor dos Anéis e a outra do jogo Warcraft II.


As funções são as mesmas descritas no Tibia Dominator. Houve apenas um acréscimo da funcionalidade de Alarme, que avisava quando alguém não cadastrado aparecia no seu battle.



Além destas ferramentas o TFA Team tinha algumas outras no forno, versões alfa, que não chegaram a ser lançadas:
  • Knight Train: uma variação do TFA Trainning especial para treinar Knights utilizando slimes. Esta ferramenta já estava operacional e tinha sido aprovada por nossos testadores. Sua grande diferença é que ela nunca atacava um slime mãe;
  • Inquirer: baseado em uma lista de palavras pré-cadastras seu char iniciava conversa com um NPC, dizia as palavras da lista, e anotava as respostas. Esta ferramenta era muito útil na resolução das quests mais elaboradas;
  • Bot: após configurados os pontos de respawn de uma área de caça, o char poderia ficar caçando indefinidamente, coletando os loots especificados, comendo, fazendo magia e até conversando com outros players. Com esta ferramenta os chars do nosso colaborador Trevaskas conseguiram até fazer amigos!!! Impressionante!
  • Sound Pack: baseado nas coordenadas GPS do char, e com um pré-mapeamento de áreas, esta ferramenta adicionaria música ao Tibia, o que faz falta até hoje.

Outra contribuição importante do Trevaskas foi o CRC Checker. Com o sucesso de nossas ferramentas apareceram vários oportunistas redistribuindo versões modificadas dos nossos programas. Com o algoritmo de CRC Checker nossos aplicativos passaram a se proteger. Ao serem executados, se percebessem que haviam sido modificados eles se apagavam, impedindo assim a propagação de versões comprometidas.

5 comentários:

  1. Realmente choveu dezenas, centenas de downloads de TFA "alternativos", principalmente quando a CIP lançava um novo client, e tinha que atualizar o TFA.

    Hail Elisyus
    Goldman

    ResponderExcluir
  2. O projeto TFA foi uma implementação brilhante de engenharia reversa, interação via manipulação direta da memória e automação.

    ResponderExcluir
  3. Não foi comentado, mas uma das primeiras pessoas no brasil a começar a ardua atividade de interpretação do protocolo de comunicação do Tibia fomos nós (no Brasil). Ccm poucas informações que existiam na internet fomos 'obrigados' (como se isso não fosse o que nós queriamos para passar o tempo xD) a escovar os bits dessa comunicação que não era criptografada (e acho que ainda não é). Isso deu origem aos tão famosos Open Servers de Tibia. E não esquecendo também que muito antes de aparecer o Tibia Cam, nós já tinhamos experimentos funcionais que faziam a gravação de uma sessão de jogatina e depois o enviava ao Tibia Client, sendo possivel visualizar cada passo da sua jogada.
    Tudo isso tinha um propósito, como diria o grandioso tentaculo rouxo:
    "TAKE ON THE WORLD!... (of tibia)

    ResponderExcluir
  4. Grande materia sobre o TFA esse salvou a pele de muitos br na epoca..

    Valdir será que tu ainda tem esses arquivos ou tem como conseguir eles? Na internet não se acha mais, isso é uma relíquia! Ficaria grato que você conseguisse pra mim, meu e-mail tá aqui.

    liipe_itz@hotmail.com

    Abraço fica na paz.

    ResponderExcluir
  5. Poxa, o que eu queria de verdade era a musica que tocava ao abrir o software... Se alguem souber qual era ou puder me enviar ficarei grato demais

    thepigas@hotmail.com

    ResponderExcluir

Você se diverte lendo meus posts e eu lendo seus comentários! ;)