terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Bloquear o Popup do Avira


Virus e toda variação de "pragas digitais" são apenas programas de computador. O efeito desses pode ser mais simples ou mais sofisticado dependendo da habilidade de seus idealizadores. A motivação para sua criação pode variar mas a contaminação normalmente acontece por descuido dos usuários. Boas práticas de segurança poderiam evitar a maior parte dos casos. A utilização de um software antivírus, por exemplo, pode ajudar na prevenção do problema. Existe uma grande diversidade destes no mercado - versões pagas e gratuitas, umas mais completas outras menos. Não existe um melhor. Eles sempre oscilam no topo do ranking que muda a cada avaliação. Kaspersky, Norton, Avast, Avira, McAffee, NOD32. A lista é enorme e aumenta com frequência.


Dentre as diversas opções está o Avira AntiVir. Sua versão Personal é gratuita mas traz consigo um popup incomodo. É a forma que a empresa encontrou para promover seu produto e encorajá-lo a comprá-lo. Sem entrar no mérito da questão e até que você decida adquiri-lo existe uma forma de bloquear o tal popup:

  • Vá em: Iniciar / Executar;
  • Digite: secpol.msc;
  • Click com o botão direito do mouse em: Diretivas de restrição de software;
  • Selecione: Criar nova política de restrição;
  • Clique com o botão direito do mouse em: Regras adicionais;
  • Selecione: Nova regra de caminho;
  • Preencha o campo Caminho com o arquivo avnotify.exe do Avira (deve estar em: C:\Arquivos de programas\Avira\AntiVir PersonalEdition Classic\avnotify.exe)
  • Preencha o campo Nível de Segurança com Não permitido;

Pronto! Até que você decida comprá-lo, utilizar o antivírus de outra empresa ou experimentar o Linux este procedimento deve resolver seu problema.

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

TFA Project Camisetas

Todas as ferramentas disponíveis na internet naquela época roubavam login e senha dos jogadores ou no mínimo instalavam algum tipo de praga no computador dos usuários. Nossos aplicativos foram criados para uso interno e posteriormente distribuídos entre os amigos mais próximos. Como o intuito era ajudar, obviamente que os softwares do TFA não tinham nenhuma dessas porcarias. Ao disponibilizá-los para a comunidade não demorou até que uma grande quantidade de tibianos confiasse em nossas produções. Com isso o consumo de banda do nosso site aumentou exponencialmente.


Trocamos de site de hospedagem umas 3 vezes até encontrarmos um que suportasse nosso movimento mensal e que fosse pagável. Somente o TFA Adventures, na versão 1.7, teve mais de 3.500 downloads. Nosso fórum tinha aproximadamente 10.000 usuários cadastrados. A conta da hospedagem só aumentava. Tivemos que inventar uma maneira do projeto se tornar auto sustentável.

Frente

Vender camisetas do TFA Project! Não ficaríamos ricos com a idéia mas serviria para divulgar nosso projeto e seria o bastante para pagar a hospedagem do site.

Costas

Pesquisamos as opções disponíveis de tecnologia para criação das camisetas. No primeiro modo, e mais barato, a arte era impressa em um adesivo branco e este era colado na camiseta. Deixou muito a desejar. A cor preta não ficou preta e causou um péssimo efeito...


Algum tempo depois encontramos o melhor custo benefício. Neste outro modo cada cor da arte vira uma tela e cada uma dessas é impressa na camiseta - acredito que seja silk-screen. O resultado final agradou a todos. O único detalhe é que o dragão teve que ser removido pois cada tela tem um custo elevado e só dragão consumiria mais telas que todo o restante... :(


Produzimos um lote de camisetas para vender pelo site mas não deu tempo de anunciá-las. Elas acabaram muito antes do que imaginávamos. A qualidade do tecido era muito boa e estavam disponíveis nos tamanhos P, M, G e GG. Tivemos que enviá-las para São Paulo e até para o Maranhão!


A quinta edição do Curitibianos - encontro dos jogadores de Tibia de Curitiba - teve público record e todos estavam com a camiseta do TFA Project. Foi muito bacana. Obrigado a todos os amigos que nos ajudaram!


Yours, TFA Team.

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

TFA Project Site

Quando decidimos disponibilizar as ferramentas do TFA Project na internet sabíamos que não poderia ser feito sem planejamento. Não bastaria simplesmente colocá-las em um RapidShare da vida. Seria muito fácil para alguém mal intencionado adulterá-las e redistribuí-las acabando com a credibilidade do projeto. Optamos então por criar um site que não só disponibilizaria os aplicativos mas também sua documentação, histórico de atualizações e fornecesse suporte aos usuários via forum. Assim nasceu o site do TFA Project.


Projetado e diagramado pelo Designer o site utilizava PHP de forma a facilitar sua internacionalização. Todas as páginas estavam disponíveis em português e inglês. As traduções para espanhol, francês e alemão já estavam encaminhadas mas infelizmente não chegaram a ser publicadas.


O site trazia informações sobre atualizações dos softwares do TFA Project, eventos locais, informações sobre a motivação do projeto, documentação de cada funcionalidade das ferramentas, histórico completo das mudanças dos softwares, lista de sites confiáveis para download, agradescimentos, links de sites preferidos do TFA Team e também o forum.


Nosso forum contava com mais de 10.000 usuários cadastrados. Era muito bom ver a participação da comunidade trazendo feedback das ferramentas, contribuindo com sugestões, incentivando o TFA Team a continuar atualizando as ferramentas sempre que havia mudanças no Client do Tibia. Nossos usuários se prontificavam a traduzir o site e as ferramentas para outros idiomas. Tínhamos inclusive uma thread para programadores que gostariam de contribuir com códigos. Cada minuto investido nesse projeto era recompensado ao entrarmos em contato com nossos usuários. Obrigado pessoal! A participação de vocês foi fundamental.


Nosso site ficou no ar até 2006 e com um pouco de paciência pode ser visualizado pelo Wayback Machine. Infelizmente este serviço não tem funcionado a contento. Além de não mostrar imagens, muitas vezes demora um bocado para carregar uma simples página. Com um pouco de persistência eu consegui subir o último backup do site em uma máquina virtual e transformá-lo em um PDF navegável:


De modo a diminuir o tamanho do PDF ele foi compatibilizado com a versão 9 do Acrobat Reader, ou seja, você precisa possuir a versão 9 ou superior para poder visualizá-lo. Os links para o forum e para downloads não estão acessíveis. Além disso, sempre que clicar em um link ele carregará a página em inglês. Clique na bandeira do Brasil para mudar para versão em português.

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

TFA Project Programas

Por possuir muitas atividades repetitivas o Tibia é um grande candidato a receber ferramentas de automatização. Para nós tudo começou em 2003. Naquela época, com não mais de 15 mundos, o primeiro desafio era passar da tela de login. Não existia fila de espera para logar e quem quisesse entrar no jogo tinha que ficar repetindo login e senha desesperadamente. Nos finais de semana essa tortura chegava a durar 40 minutos. Ficou óbvia a necessidade de criarmos um logador automático para diminuir nosso sofrimento de Free Account.


Outra atividade que dava nos nervos era pescar. Naquele tempo não existia minhoca e o processo de pesca consistia de clicar na varinha e depois na água. Aleatóriamente o personagem recebia um peixe ou não. Após passar um final de semana treinando ao lado de um lago, pescando sem parar por horas a fio, economizar 2 cliques de mouse a cada tentativa de pesca fazia toda a diferença. Para facilitar essa atividade o CEK criou o CEK Fishing.

CEK Fishing

Em sua versão inicial a ferramenta só servia para pescar. Com a evolução das versões ela foi aprimorada para fazer healing. Existiu também uma variação chamada de Runa Metralhator que servia para caça, facilitando o processo de utilização de runas de ataque.



Outra atividade que estava carente de automatização era o processo de salvar a tela do jogo. Após pressinar PrintScreen você era obrigado a sair da tela do jogo, colar seu screenshot em algum aplicativo gráfico, escolhe um nome para a imagem, local de destino e então voltar a jogar. Para um jogo em que 1 segundo pode fazer a diferença entre a vida e morte a ferramente era mais do que necessária.

Tibia Screenshoter

Não foram raros os casos de quem não usava esta ferramenta, capturava uma tela bacana e antes de salvar copiava e colava algum texto para um amigo. A screenshot já era.



Em determinado momento nós já contávamos com uma ferramenta para login automático, outra para fazer luz, uma para pescar sozinho, outra para utilizar runa de cura e runas de ataque, uma para gravar screenshots. Algumas estavam implementadas em Delphi e outras em C++. Para facilitar nossa vida, após a oficialização do TFA Project, criamos o Tibia Dominator.

Tibia Dominator

Um único software, criado em Delphi, que concentrava todas as funcionalidades acima e mais algumas. Nesse momento pouquíssimas pessoas tinham acesso a esta maravilha.


Composto de uma tela principal com as ações possíveis de serem executadas pelo char e diversas abas, uma para configuração de cada uma das funções da tela principal, o Tibia Dominator fez sucesso.


A nova função de Pescar permitia mapear os pontos de pesca de um lago e deixar o personagem pescando sozinho, em intervalos de tempo aleatórios, sem comprometer as demais operações. A função de Comer normalmente era utilizada junto com a de Pescar. Nas primeiras versões o software pescava tanto que os peixes caiam no chão. Em suas versões mais recentes o personagem só pescava se precisasse de comida... very smart!


As opções de Magia e Runas normalmente eram utilizadas por classes diferentes. Para os que não podiam ou não queriam fazer runas a função de Magia servia para queimar mana. Para os que podiam, a função de Runas permitia automatizar totalmente o processo de criação de runas... esse também era fora de sério!! Os personagens passavam dias e noites pescando, comendo e fazendo runas. Era uma fábrica de dinheiro!


A função Treinar era especial para paladinos. Como naquele tempo as spears não quebravam, bastava carregar 2 ou 3 spears e ficar treinando eternamente... so cool!!!


E para lidar com o chatos que sempre apareciam no horário do treino, o software possuía duas funções de pânico. O Dançar e o Spam. Ambas ao serem acionadas interrompiam as demais atividades. Com este controle, era possível escapar dos PKs mesmo estando com Multi-Client. Era lindo controlar 4 MCs, cada um dançando para um lado e repetindo frases diferentes... LOL


Por falar em Multi-Client, esta era uma ferramenta bastante comum e extremamente útil. Nós normalmente modificávamos nosso client de Tibia na unha, com um editor hexadecimal. Mas assim que criamos o site, demos um acabamento ao procedimento e voilà: TFA MC Creator.

TFA MC Creator

Com sua Splash Screen e icone bastante sugestivos não há muito o que se falar sobre a ferramenta. Além de seguir o padrão do site com o seletor de idiomas, seu uso era trivial demais.





O Tibia Dominator era uma ferramenta feita para programadores. Era completa demais e algumas pessoas podiam se atrapalhar com tantas funcionalidades. Ao disponibilizar para a comunidade o conceito deveria ser mudado e nosso Architect dividiu o software em dois:

TFA Adventures

Primeira parte a ser disponibilizada, o TFA Adventures continha funcionalidades voltada à caça. Luz, atalho para healing, atalho para screenshot, atalho para pegar itens - lembre-se que naquela época qualquer um podia pegar o loot de um bicho morto, atalho para pesca eventual e alarme. Este último normalmente era utilizado para avisar a presença de um determinado char na tela.


Sempre que era executado o TFA Adventures procurava no site por versões de atualização. Sempre que houvesse notícias novas no site o software também avisava acendendo o ícone da lâmpada.


Também era possível desabilitar a atualização automática, verificar quanto XP faltava para o próximo nível e mostrar a coordenada atual do personagem no mapa. Pouco tempo depois de sua criação o TFA Adventures que já contava com a funcionalidade de login recebeu o Beep Login. Nos finais de semana, para os free account, o processo de login podia demorar mais de meia hora. Com esta nova funcionalidade o jogador ficaria sabendo, através de um aviso sonoro, o momento em que seu char estivesse logado.



A segunda parte do Tibia Dominator deu origem ao TFA Trainning. Ferramental voltada para momentos de treino ela reunia apenas funções específicas para esta finalidade.

TFA Trainning

Assim como o TFA Adventures o TFA Trainning recebeu uma splash screen personalizada e uma música tema de abertura. Se você sempre teve curiosidade, algumas das músicas de abertura são tiradas do filme Senhor dos Anéis e a outra do jogo Warcraft II.


As funções são as mesmas descritas no Tibia Dominator. Houve apenas um acréscimo da funcionalidade de Alarme, que avisava quando alguém não cadastrado aparecia no seu battle.



Além destas ferramentas o TFA Team tinha algumas outras no forno, versões alfa, que não chegaram a ser lançadas:
  • Knight Train: uma variação do TFA Trainning especial para treinar Knights utilizando slimes. Esta ferramenta já estava operacional e tinha sido aprovada por nossos testadores. Sua grande diferença é que ela nunca atacava um slime mãe;
  • Inquirer: baseado em uma lista de palavras pré-cadastras seu char iniciava conversa com um NPC, dizia as palavras da lista, e anotava as respostas. Esta ferramenta era muito útil na resolução das quests mais elaboradas;
  • Bot: após configurados os pontos de respawn de uma área de caça, o char poderia ficar caçando indefinidamente, coletando os loots especificados, comendo, fazendo magia e até conversando com outros players. Com esta ferramenta os chars do nosso colaborador Trevaskas conseguiram até fazer amigos!!! Impressionante!
  • Sound Pack: baseado nas coordenadas GPS do char, e com um pré-mapeamento de áreas, esta ferramenta adicionaria música ao Tibia, o que faz falta até hoje.

Outra contribuição importante do Trevaskas foi o CRC Checker. Com o sucesso de nossas ferramentas apareceram vários oportunistas redistribuindo versões modificadas dos nossos programas. Com o algoritmo de CRC Checker nossos aplicativos passaram a se proteger. Ao serem executados, se percebessem que haviam sido modificados eles se apagavam, impedindo assim a propagação de versões comprometidas.

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

TFA Project


Antes de existirem tutores, sistemas de quests, Annihilator Room; antes da criação de Ankrahmun, da Dark Cathedral, outfits, blesses, sistema de Skulls, Postman Quest... o.O

Quando só existiam servidores PVP e NON-PVP, e o número de mundos não passava de 15, e 5 GMs cuidavam de tudo (ou não); quando a SoV era apenas um mito; a Bubble era o Top Level; ainda não existiam os OTServers, ou pelo menos nunca tínhamos ouvido falar neles... quando a configuração de macros não fazia parte do client e também não existia sistema de luz configurável...  O.o

Em uma época em que as melhores conexões de internet brasileira, pagáveis, eram de aproximadamente 256 kbps; e ainda não existiam as filas de espera para login, fazendo com que os players chegassem a ter ataque epilético de tanto digitar seu login e senha, na vã esperança de conseguir loggar  O.O

Em uma época em que Tibia NÃO era jogo para criança!!


Foi neste contexto caótico que, em meados de 2003 - reprimidos por suécos que se utilizavam de power game e power abuse, um grupo de programadores brasileiros resolveu virar a mesa. Guilherme Machado (The Architect), Márcio Toloi (The Designer) e Valdir Emmerick (The Avatar), tendo como diferencial sua persistência e a habilidade de criar software, os três amigos se uniram para criar ferramentas que permitissem equilibrar o jogo. Como não dispunham de tanto tempo livre quanto os ociosos suécos, em seu horário de almoço, os três confabulavam sobre o que permitiria compensar as desvantagens.


Agregando a suas produções individuais algumas colaborações de Cristian Emmerick (CEK) e de Rodrigo Robles (Trevaskas), o trio criou uma ferramenta que mais parecia um canivete suíço: Tibia Dominator. Capaz de automatizar a maior parte das tarefas repetitivas do jogo o Dominator proporcionou a vantagem competitiva que faltava. Mesmo assim apenas alguns jogadores não poderiam vencer, sozinhos, uma nação inteira. Era preciso montar um exército forte e equipado para tal missão. Foi então que o grupo resolveu disponibilizar suas criações para a comunidade brasileira.


Enquanto buscavam um nome para o projeto, em meio a uma discussão calorosa, surgiu o nome de um CD do Metallica: ...and Justice For All. Este, com uma pequena adaptação, se tornou ...and Tibia For All. E assim surgiu o TFA Project.