domingo, 29 de maio de 2011

P2P File Type

Existe tanto conteúdo disponível online que é necessário um mínimo de conhecimento para poder discernir entre as múltiplas variações de um mesmo arquivo/conjunto de arquivos.



Música


De forma simplificada as músicas disponíveis podem ser encontradas de dois modos: lossy (com perda de qualidade devido à compressão) e lossless (sem perda de qualidade). Os formatos de arquivos mais difundidos representantes destes modos são o mp3 e o flac. O FLAC (Free Lossless Audio Codec) contém áudio de qualidade muito superior e, normalmente, mais perceptível para quem possui equipamento de som de alta definição. Normalmente são ripados de CDs feitos de materiais de qualidade superior (SHM-CD, XRCD), contendo remasterização especial (MFSL, DCC) e tudo o que há de maior qualidade possível. Cada música em flac ocupa em média 50MB (metade do tamanho de um álbum inteiro em mp3). Os arquivos MP3 (MPEG-1/2 Audio Layer 3) têm qualidade boa ou ruim dependendo da quantidade de compressão utilizada em sua criação e também da fonte utilizada. Sua compressão por ser identificada pelo seu bitrate (320, 256, 192, 128, 96, ...). 320kbps é o máximo onde não há compressão e os arquivos ficam tão grandes quanto um flac; 128kbps é o mais comum, apresenta o mínimo aceitável de qualidade sonora e boa compressão (os arquivos ocupam 1/10 de seu tamanho original). Minha preferência é por 192kbps fixo ou 320-128kbps VBR (onde o bitrate oscila entre 128 e 320 durante a música).



Videos

Para o download de filmes, documentários, seriados, desenhos e etc, a primeira questão a considerar é a resolução desejada. Um destes em Full HD / 1080p (1920x1080) ocupa em média 10 GB. Em HD / 720p (1280x720) ocupa em média 4.5 GB e o tradicional DVD / 480p (720x480 PAL ou 720x576 NTSC) ocupa 700 MB. Estes arquivos são mais comumente encontrados nas extensões .AVI, .RMVB, .MKV e .MP4. Estes containers, normalmente, contêm uma faixa de video e uma ou mais faixas de áudio. Outro detalhe importantíssimo é a proveniência destes arquivos. Eles podem ser HDrip / BDrip (de BluRay), DVDrip (de DVD), R5 (próximo, mas inferior a um DVD), CAM (filmado em cinema), entre outros. O próximo passo é optar por um dos grupos que publicou este conteúdo. Novamente esta escolha é empírica. Há grupos especializados em documentários (MV Group), outros em conteúdo CAM, etc.



Legendas

Apesar de eu preferir assistir aos videos no idioma original e sem legenda, as legendas em português podem ser encontradas no LegendasTV. Será necessário fazer um cadastro básico, mas vale a pena. A qualidade do que é postado neste site é sensacional e incrivelmente rápida. As legendas em português dos episódios de Lost, por exemplo, estavam disponíveis 2 horas depois deles terem ido ao ar. As pessoas e grupos que fornecem conteúdo para este site são profissionais e detalhistas - são pessoas comuns que cedem parte de seu tempo para contribuir com traduções, revisões e sincronizações - pelo simples prazer de ajudar. 




Tocadores

Os Sistemas Operacionais para PC (Windows, Linux, MAC OS) normalmente vêm com tocadores para os principais tipos de media. Eventualmente ocorre do player não possuir o codec (conjunto de instruções que permite a interpretação de um tipo de media) adequado e este ser sugerido/baixado automaticamente. Apesar disso ainda existe a possibilidade de instalar um software específico para manipular tipos específicos de media. Para Windows uma ótima alternativa é o WinAMP que possui uma excelente interface para manipulação de grandes coleções de música. Apesar deste também manipular arquivos de video o Media Player Classic encontrado no K Lite Codec Pack: Mega é mais indicado para tal. Ele e seu concorrente direto, o VLC - que é multi plataforma, são os melhores e únicos softwares necessários para manipulação de videos. A vantagem do pacote K Lite na versão Mega é já trazer codec para praticamente todos os formatos de media existentes. Uma outra alternativa multi plataforma que tem ganhado cada vez mais espaço por sua aparência bem acabada e funcionalidade inquestionável é o XBMC.



Fontes de Pesquisa

Apesar dos já mencionados sites do busca de arquivos .torrent existem ainda outros especializados em catalogar conteúdo. Um ótimo exemplo é o eztv.it - que apesar de ter ficar indisponível de tempos em tempos - cataloga a grande maioria dos seriados atuais, listando suas estréias dia-a-dia. Outro site muito interessante é o rslog.net que cataloga e categoriza softwares, jogos, filmes, músicas, etc., apresentando capas, screenshots, resenhas, avaliação e etc, em um único local e de apresentação padronizada.

Um comentário:

  1. Vou contribuir com uma dica de um player que gosto bastante, se trata do TigerPlayer (MPCStar), levíssimo, minúsculo para ser transportado e até hoje conseguiu executar todos os vídeos com os mais diversos formatos que precisei. Isso se deve aos codecs que são instalados junto com ele.

    ResponderExcluir

Você se diverte lendo meus posts e eu lendo seus comentários! ;)