Existem muitas ferramentas P2P atualmente. Todas têm o intuito de troca de arquivos na internet. O eMule, por exemplo, é só mais um client (aMule, eDonkey2000, Overnet, Shareaza, ...) para o protocolo eDonkey. Esta rede é boa para encontrar coisas antigas e/ou raras, mas é um protocolo ruim por depender de reputação (é dada preferência para alguns usuários de acordo com vários critérios). Existe também o Soulseek, outro P2P que utiliza protocolo próprio e é exclusivamente para troca de mp3. Apesar de bom para encontrar músicas mais raras é um software que não tem sido muito atualizado. Mas de todos, o protocolo BitTorrent é o melhor atualmente. Ele não depende de reputação para conseguir maior velocidade nos downloads, está recebendo atualizações constantes, tem clients para Windows, Linux e MAC OS. Dentre seus diversos clients disponíveis o que considero o melhor é o uTorrent. Com este software você poderá fazer download de arquivos .torrent que são apontadores para os arquivos desejados nos servidores em que eles estiverem hospedados.
Diferente das outras redes (protocolos) - em que os arquivos disponíveis são compartilhado, em sua grande maioria, por usuários domésticos - no BitTorrent normalmente quem compartilha são grupos que se especializam em um determinado tipo de conteúdo. Existem grupos especializados em compartilhar cada tipo de arquivo: discografias em mp3, coleções de livros, rips de DVD, rips de BluRay, rips de jogos de Wii, PlayStation, XBOX, ... Estes grupos ganham credibilidade na comunidade por ter seus releases padronizados, com alta disponibilidade, com um determinado padrão de qualidade (capinhas escaneadas com alta resolução, compilação de informações sobre a obra publicada, ...). Invariavelmente estes grupos assinam suas publicações (aXXo, MAXSPEED, FXG, ...) que normalmente acompanham o conteúdo baixado em um arquivo .NFO. Estes normalmente contêm, além de informações precisas sobre a publicação, uma arte gráfica feita de caracteres ASCII (ASCII ART) e que pode ser adequadamente visualizado com o DAMN NFO Viewer.
Os arquivos .torrent (que são muito pequenos pois só contêm um apontador para o arquivo final) devem ser buscados em sites especializados. The Pirate Bay, ShareReactor, 1337x, Heet, Demonoid são alguns dos maiores e mais utilizados pela comunidade. Uma alternativa interessante é o site meta-buscador Torrentz. Este busca em todos os principais sites buscadores de uma só vez, maximizando sua chance de encontrar o que está procurando. De qualquer forma, após a busca no Torrentz você terá que optar por um site buscador que ele oferecer como resultado e, neste site, clicar em "Download Torrent" ou algo similar.


[opcional] Ainda no meio dessa segunda tela há uma lista de "Torrent Trackers" e um link chamado "uTorrent compatible list here". Ao clicar neste link surgirá uma lista com algumas URLs. Se você copiar esta lista, abrir o uTorrent (onde o arquivo já deve estar baixando) e der duplo clique no arquivo, a tela de "Torrent Properties" se abrirá e haverá uma textarea chamada "Trackers". Neste local você poderá adicionar o que você havia copiado. Isto pode/vai aumentar a quantidade de fontes fornecedoras deste arquivo o que, consequentemente, pode aumentar a velocidade do seu download.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Você se diverte lendo meus posts e eu lendo seus comentários! ;)