domingo, 24 de janeiro de 2010

Tezon Max Fight II Maps

A história da criação das imagens do jogo foi um capítulo a parte! Foram horas e horas exercitando uma habilidade que não era exatamente nossa melhor qualidade. Mesmo assim os gráficos foram ganhando corpo, detalhes, proporção e foram ficando mais aderentes ao contexto conforme criávamos cada nova fase.

A primeira fase foi a mais simples. Alguns barris sem acabamento e fachadas de prédios com repetição de texturas sem muitos detalhes. A parte mais trabalhosa provavelmente foi a dos vidros quebrados no encontro com o Mega Tora.


Fase 1: Street Level


A segunda fase, além de uma textura mais caprichada, recebeu objetos mais bem detalhados bem como o efeito de plano de frente e plano de fundo fazendo com que o personagem passasse por trás de objetos do cenário. Foi aqui também que foi introduzido o canhão direcional de teto e as animações dos elevadores e do poço. Nesta fase também aparece uma arma lazer para o jogador.


Fase 2: The Office


A fase 3 atingiu um nível de detalhe bastante grande e foi a que teve maior quantidade de animações via código: a caixa amarela que percorre a tela, os três pistões superiores e os do centro da tela, os raios, os elevadores, o poço. Também foram adicionadas as telas verdes e a vigas azuis como plano de frente.


Fase 3: Heavy Factory


Na quarta fase o plano de frente fica por conta do cano por onde o jogador deve cair. As animações existentes são as aranhas e as bolas pretas que vêm caindo pelos andares da fase. Nesta fase existe um lança granadas.


Fase 4: Down the Drain


A fase da caverna não chegou a ser implementada. Esta seria a quinta fase e apareceria antes do Inferno. As animações ficariam por conta da cachoeira, as bolas de fogo que saltam o poço de lava, das aranhas e dos morcegos. Neste cenário também o plano de frente seria bastante explorado.


Fase 5: The Cave


Apesar dos gráficos pareceram simples, dá um trabalho enorme criá-los a partir do nada e fazer com que façam sentido quando colocados juntos, respeitando proporção e tudo mais. Sei que não somos especialistas no assunto, mas não vai dar menos trabalho para alguém mais experiente.



Dai fico me perguntando. Como é que William Groetzinger, criador dos gráficos do jogo Below de Root, conseguiu montar este cenário em 1984 em um Commodore 64 e também em um Apple II ?!? O cenário tem 26 Megapixel. É uma imagem de 10.210 por 2.540 pixels. Que absurdo! Que empenho!!

Tezon Max Fight II



Já nos disseram que como desenhistas somos bons programadores. Pode ser verdade mas nosso skill nessa área evoluiu com o passar das fases. Podemos não ter alcançado o nível da EA Games ou da Blizzard mas a mensagem foi transmitida. Com nada mais que o Aldus Photo Styler e Corel Draw 3.0 no Windows 3.1, além de muita vontade, conseguimos materializar fases, objetos e chefes de fase do jogo que é a melhor e maior produção de entretenimento da Tezon Software: Max Fight II.



Sua primeira versão foi criada pelo Rodrigo ainda no tempo do MSX. Esta continuação para PC é um jogo de plataforma com 5 fases na qual Mack Scraber segue enfrentando diversos monstros malignos até as profundezas do inferno para desafiar o terrível W. setaG e vingar a morte de seu irmão - leia o nome do chefão final de trás para frente...



Mack Scraber inicia sua jornada na ruas lutando contra punks com metralhadoras e tênis voadores que soltam bombas!?! Bom, a qualidade dos gráficos evoluiu nas fases seguintes. :)







Sua busca continua pelas ruas até encontrar o primeiro chefe de fase: Mega Tora!



Com sua sequência de ataques - a la Iron Man - é muito provável que sua jornada termine por aqui...





Ao conseguir derrotar o Mega Tora, M. Scraber continua pelo escritório Tora Tora - fase 2. Perceba que os gráficos já apresentam alguma melhora em relação ao nível anterior. Além disso foi introduzido o conceito de planos de imagem - plano de fundo e plano de frente - ou seja, o personagem passa atrás de alguns objetos da tela.







Este é certamente o pior escritório por onde você já passou. Se conseguir escapar do poço das almas talvez entenda a referência ao quadro de Edvard Munch.



Vencido o desespero, Mack Scraber segue pela fábrica. Com novos inimigos e obstáculos, a terceira fase do jogo também faz jus ao quadro O Grito. A qualidade dos gráfico melhorou consideravelmente e o sadismo da sequência de inimigos aumentou!





Na quarta fase M. Scraber continua sua descida ao inferno...





... e no caminho deve enfrenter o Raticide que, unindo habilidades de Blanka, Hagar, Vega e Terry Bogard, tentará impedir nosso herói com seus ataques bolinha, bundadas e uppercuts...







Infelizmente a fase da caverna não ficou pronta a tempo e desta forma, ao derrotar Raticide, Mack Scraber segue direto ao seu  objetivo e desafia W. setaG.







O desafio está lançado. Use seu emulador de MS-DOS e ajude Mack Scaber a derrotar o terrível W. Gates digo, W. setaG. Se estiver muito difícil chegar até alguma fase, você pode trapacear e indicar a fase que quer jogar por linha de comando, exemplo: MAX2 4.

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Tezon Inacabados

Infelizmente nem todos os softwares iniciados pela equipe da Tezon foram finalizados. Apesar de funcionais alguns deles ainda eram considerados versão de desenvolvimento. Mesmo com aspecto visual de produto acabado ainda faltavam algumas funcionalidades e integrações para que estes produtos pudessem ganhar o mercado.


Tezon Agenda





Este seria o software de Agenda Telefônica da Tezon. Desde o início de 1997 todos os sistemas continham uma abertura personalizada. A animação de Abertura da Agenda estava praticamente concluída então vale a pena conferí-la. A inovação desta é a utilização de músicas - tema - de abertura e as rotinas para animação de fogo/plasma. Será necessário utilizar um emulador de MS-DOS e habilitar o som do computador. Inicie a execução pelo play.bat.


Tezon English Words



Sistema para cadastro de palavras em inglês com seus sinônimos, antônimos e significados. Poderia se tornar um produto à parte, e certamente integraria a próxima versão do Vestiba para auxiliar os estudantes na preparação para o vestibular. Este software também estreiava uma nova rotina de moldura de janela com preenchimento em degrade diagonal.



Tezon DrenaCAD







Este foi um produto desenvolvido para uma equipe da PUC-PR. Utilizando nossa framework na versão 4.1 o Tezon DrenaCAD realiza uma série de cálculos sobre valores importados de arquivos do AutoCAD. O sistema permite a inclusão de fórmulas, configuração de suas variáveis, materiais, etc. Após todo o processamento e cálculos feitos sobre estes valores seus resultados podem ser exportados novamente para um formato do AutoCAD. A parte pesada do sistema está implementada. Ficaram faltando alguns relatórios e funcionalidades menores.